A Invenção do Palito

            O palito de dentes foi inventado… no Brasil. Um cidadão norte-americano que vinha sempre ao Nordeste cuidar dos negócios de um tio, observou que as pernambucanas tinham dentes excelentes e bonitos sorrisos, ao contrário das suas patrícias, de dentes muito estragados. Por volta de 1865 as escovas de dente já haviam sido inventadas, mas o seu uso ainda não era universal.

Charles Foster teve o cuidado de observar as pernambucanas e percebeu que quase todas usavam palitos de salgueiro, depois das refeições, para fazer a higiene bucal. E resolveu substituir a natureza.

Na História dos Usos e Costumes está registrado que egípcio, mesopotâmios chineses e outros povos usavam espinhas de peixe, espinhos e gravetos, lascas de bambu para deixar os dentes livres de resíduos.  Charles foi mais adiante e resolveu produzir um apetrecho próprio para exercer a função, oferecendo-o em quantidade e com qualidade.

Contratou um cidadão para realizar a máquina capaz de produzir lascas de madeira uniformes e imaginou um meio de forçar o mercado a tomar conhecimento do seu produto. Contratou estudantes da Universidade de Harvard e mandou-os feqüentar o restaurante Oyster House,o favorito da elite na cidade de Boston. Depois de comer, eles pediam palitos e se mostravam escandalizados porque “um restaurante tão fino não oferecia palitos”.

Uma semana depois Charles Foster aparecia oferecendo seus palitos para vender. E vendia.

A segunda fase da campanha foi publicar anúncios: “Faça como o Oyster, oferece palitos higiênicos a seus freqüentadores”.

Restaurantes e bares passaram a oferecer palitos e fizeram de Charles Foster um milionário.

Em 1901 seu filho, Maurice, internacionalizou o negócio de palitos e a companhia ficou na família até 1992.

Os palitos Foster ainda existem mas pertencem a um conglomerado e nem são  os mais vendidos do mundo. Na caixinha, em letras miúdas, lê-se hoje, em letras miúdas: Made in China.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: